segunda-feira, 3 de março de 2008

Conheça melhor os visitantes de seu site ou blog

Para aqueles que desejam aumentar as visitas de seu site ou blog é essencial conhecer melhor o perfil dos visitantes. Sabendo quais são os interesses deles será possível escrever sobre aquilo que mais os agrada. Mas como isso pode ser feito?

Pense um pouco! Caso você desejasse conhecer melhor a uma pessoa, o que faria? Perguntas, muitas perguntas! Portanto uma ferramenta que pode ajudar os webmasters a conhecer melhor a seus visitantes é uma simples enquete.



Trata-se de um recurso que está ao alcance de todos. Para os usuários do Blogger, por exemplo, é muito fácil adicionar uma enquete em seu blog. Mas essa facilidade não justifica seu uso indiscriminado. Até porque, com o tempo, os visitantes podem passar a ignorar tais pesquisas e a boicotá-las.

Desse modo, é importante fazer perguntas que chamem a atenção do visitante e que ao mesmo tempo sejam relevantes para você, webmaster. Por exemplo, imaginemos que você esteja querendo saber a respeito de qual sistema operacional seus visitantes utilizam. Se simplesmente abrir uma enquete perguntando: "Qual seu sistema operacional favorito?", é bem provável que muitos visitantes não se sintam motivados a responder. Agora se você fizer algo como: "O que você mais odeia no Windows?" e deixar uma opção de resposta tipo: "Eu adoro o Windows!", é bem provável que mais pessoas respondam.

O importante é ter criatividade, encarar seus visitantes como pessoas e tentar conhecê-los melhor fazendo perguntas inteligentes, não mecânicas. Com isso em mente uma simples pesquisa pode tornar seu blog ou site mais interessante para quem está visitando e lhe dar informações vitais sobre tais pessoas!

Um comentário:

  1. Olá amigo, muito bom seu blog, estou passando pra convidá-lo a conhecer meu:
    http://freewarebrasil.blogspot.com
    Aguardo sua visita. Abraço!

    ResponderExcluir