terça-feira, 4 de março de 2008

Como fotografar relâmpagos


Muitas pessoas ficam pasmadas ao ver uma foto de um relâmpago e imaginam como deve ter sido difícil para o fotógrafo. Mas, na verdadde é relativamente fácil! Para se ter uma idéia, a fotografia acima, foi feita por mim durante minhas primeiras tentativas em fotografar relâmpagos.



Um mito nesse tipo de fotografia é o de que o fotógrafo deve bater a foto em frações de segundos, no mesmo instante em que o relâmpago risca o céu. Mentira! Isso é praticamente impossível! Então como fotografar um relâmpago ou raio?

O procedimento é o mesmo usado para fazer fotos noturnas. Mas é necessário ter alguns fatores em mente. Como alguns relâmpagos geram uma luminosidade intensa é bom você diminuir um pouco a abertura ou o tempo de exposição da câmera. Antes de fazer a foto, observe o céu e note em que ponto cai mais relâmpagos. É para lá que sua atenção deve estar voltada. Bata várias fotos pois a maioria não ficará legal. Por isso aqueles que têm uma câmera digital sairão na frente, uma vez que não gastarão nada com filmes. Mas não desista! Será só uma questão de tempo para fazer a foto perfeita!

Nenhum comentário:

Postar um comentário