sábado, 19 de abril de 2008

Web 2.0 - Qual a chave para o sucesso?

Se saíssemos às ruas perguntando o que é Web 2.0, quantos saberiam responder? Isso mostra que, para que tal conceito (que pode, ou não, ser revolucionário) venha a se tornar popular, as pessoas precisam aprender mais a seu respeito. Em um país em que a informática não é matéria de ensino básico, fundamental ou médio, esse aprendizado fica bastante comprometido. Ou a pessoa se torna autodidata, ou então aprende isso em cursos particulares (o que julgo ser improvável) ou em uma faculdade (caso seu curso seja na área de informática).



De acordo com Tim O'Reilly, sabidamente o precursor do uso do termo Web 2.0, o uso desse novo conceito depende do entendimento e da inteligência coletiva. Ele disse: “Web 2.0 é a mudança para uma internet como plataforma, e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. Entre outras, a regra mais importante é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos de rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência coletiva.”

Portanto a chave para o sucesso da Web 2.0 é sua popularização e a chave para sua popularização é o conhecimento coletivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário