quarta-feira, 23 de abril de 2008

44 mil vagas na área de redes até 2010

São Paulo, 16 de abril de 2008 – O crescimento da Internet e dos serviços convergentes aqueceu o mercado de trabalho para especialistas que dominam tecnologias de rede. A péssima notícia é que o país terá uma carência de 44 mil profissionais nessa área até 2010. O alerta vem de um estudo da IDC, patrocinado pela Cisco.

O déficit por profissionais de redes estimado pela consultoria de pesquisas corresponde a 30% dos talentos que as corporações vão demandar daqui a dois anos. De acordo com o relatório, a falta de conhecimento é grave principalmente em áreas como telefonia IP, segurança de rede e soluções sem fio, assim como em gerenciamento e administração de redes.
Atualmente, as redes com base na Internet formam a infra-estrutura fundamental, que oferece serviços de voz, vídeo, dados e mobilidade às empresas, instituições educacionais, aos governos e consumidores. As soluções de conectividade possibilitam o aumento da produtividade e dos padrões de vida, ao transformar de forma fundamental a maneira como as pessoas se conectam, comunicam-se e colaboram.
Pesquisa
O estudo contratado pela Cisco envolveu sete países da América Latina e contou com a participação de 8,2 mil gerentes de TI da Argentina, Colômbia, Chile, Costa Rica, Venezuela, Brasil e México.
Os entrevistados representam empresas de todos os tamanhos e setores, incluindo governo, telecomunicações, saúde, educação e comércio. Entre os executivos entrevistados no Brasil, 46% revelaram dificuldade achar profissionais com qualificações técnicas.
Pedro Ripper, presidente da Cisco Brasil, destaca que os resultados são um alerta para que governo e educadores adotem medidas para enfrentem o problema. “Ações estratégicas de treinamento e desenvolvimento são urgentes, para garantir que o País e as empresas continuem a desenvolver e a beneficiar-se da adoção e implementação das tecnologias", enfatiza o executivo.

Fonte: WNews

Nenhum comentário:

Postar um comentário