domingo, 17 de fevereiro de 2008

Qual o melhor anti-spyware?

Assim como os anti-vírus os anti-spywares são essenciais para uma navegação segura na internet. Há uma infinidade de programas que prometem remover todo tipo de ameaça e nos proporcionando mais segurança. E assim como ocorre com os anti-vírus, devemos acertar na escolha do anti-spyware.

Por isso resolvi fazer um teste com quatro programas freeware bem conhecidos pela maioria: Ad-Aware, Spybot Search and Destroy, SpyCatcher e Spyware Terminator. Neste teste, o principal critério foi a capacidade de um anti-spyware de detectar ameaças. Nesta análise utilizei uma máquina INFECTADA com vários tipos de spywares. Confira abaixo o resultado.



Ad-Aware
De todos foi o que se mostrou mais ineficiente. No teste não acusou uma ameaça sequer. Vale ainda ressaltar que a versão freeware não oferece proteção residente. Já teve dias melhores, apresentando na versão atual alguns bugs. Portanto não recomendo.

Spybot Search and Destroy
No teste somente acusou cookies - ameaças de baixo grau de periculosidade. Um ponto positivo é que o Spybot possui proteção residente e um alerta chamado Tea Timer que dá a opção do usuário permitir ou não que um programa altere o registro do Windows ou seja executado junto com a inicialização do sistema. (Esse recurso que está presente em outros spywares testados aqui e que a meu ver é essencial, torna-se inútil nas mãos de alguém que não tem conhecimentos razoáveis de informática e que portanto não vai saber quando permitir ou bloquear uma alteração no registro do Windows, por exemplo. Uma dica para estas pessoas é permitir a alteração caso tenha acabado de instalar algum programa e negar em qualquer outro caso).

SpyCatcher
Relatou a presença de ameaças potencialmente perigosas durante o teste. Trata-se de um anti-spyware eficiente e de fácil utilização. Oferece proteção residente. Porém a versão de testes (4.5.2) apresentou problemas de compatibilidade com Windows Vista.

Spyware Terminator
De todos foi o que mais encontrou ameaças, inclusive trojans. Oferece proteção residente e um sistema de alertas contra alterações do registro do Windows assim como o Spybot. Além disso oferece uma barra que fica no navegador monitorando todas as páginas abertas. Caso algum site tenha uma "má reputação" com relação a quebra de segurança o usuário é alertado. Sua instalação é opcional (eu, particularmente não a utilizo). Por ser o mais completo e eficiente dentre os quatro anti-spywares testados recomendo sua utilização.

4 comentários:

  1. Eu uso esse Spyware Terminator eh muito bom,acabei com as pragas do meu pc e da lan house que trabalho.
    Foi bom passar isso para o pessoal ai de casa cara,valeu.

    Daniel

    ResponderExcluir
  2. Parabéns e obrigada por seu post. Seguindo sua sugestão, acabo de desinstalar o Ad-Aware e instalar o Spyware Terminator. Depois voltarei para dizer minhas impressões.
    Abraços!
    dansampaio

    ResponderExcluir
  3. Great story you got here. I'd like to read something more concerning this theme. The only thing it would also be great to see here is some pics of any devices.
    Alex Watcerson
    Phone jammers

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Agradeço muito pelo artigo, pois tirou minhas dúvidas! Assim, acho que o melhor é o Spybot - Search & Destroy, apesar de deixar o PC muito lento durante sua procura limpeza, ele é muito bom, pois remove muita coisa, e é eficiente! Continuo achando que é o melhor, recomendo a todos!

    Abraços!

    ResponderExcluir