quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Como tirar fotos noturnas

Você também pode tirar fotos noturnas como esta aí do lado! Depois deste tutorial você será capaz de impressionar amigos e familiares com suas fotos.


Tudo o que precisaremos é de uma câmera convencional ou digital que possua ajustes manuais da abertura e tempo de exposição e de um tripé ou uma pilha de livros (calma, não é para estudá-los)!



Primeiro, você deve regular a abertura da lente da câmera. A abertura é aquele valor que normalmente aparece assim: F2.6, F5.6, F11... Trata-se da abertura do diafragma na hora da captura da imagem. Quanto menor o valor maior a abertura, ou seja, mais luz entrará pela lente da câmera. Já o tempo de exposição é exibido assim: 1/400, 1/60, 15"... Esse valor representa o tempo em que o obturador ficará aberto para capturar a luz do ambiente. Por exemplo, 1/60 significa que obturador ficará aberto por apenas 0,16 segundos (1 dividido por 60). Procure por esses valores e aprenda a alterá-los em sua câmera, tenho certeza de que não terá grandes dificuldades.

Agora que já aprendeu a configurar a câmera coloque-a sobre um tripé ou sobre uma pilha de livros. Isso porque, na hora da captura da imagem a câmera não poderá se mover um milímetro sequer, senão a foto sairá tremida. Em seguida, regule a abertura para um valor baixo (F2.6, por exemplo) e aumente o tempo de exposição para 10" ou 15" (10 segundos ou 15 segundos, respectivamente). Está pronto! Agora é só caprichar na escolha do local a ser fotografado e ver os resultados! Caso tenha ficado escuro demais tente aumentar o tempo de exposição ou a abertura. Caso tenha ficado muito claro faça o contrário.

Futuramente postarei dicas de como fotografar um relâmpago. Enquanto isso, aproveite esse tempo para treinar o que aprendeu aqui. Acredite, é simplesmente uma questão de treino!

3 comentários:

  1. Nossa.. li de forma rápida e corri fazer uns teses com minha recém adquirida digital, e realmente, tem muito na câmera que preciso aprender. Usando o tutorial aqui apresentado, fiz fotos "muito legais" (não se enquadra no excelente ainda) as 21h com luminosidade píblica apenas.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Muito obrigada pelas dicas, são ótimas e fáceis de entender. Depois de muito ler o manual da minha máquina e algumas páginas da internet, ainda estava confusa sobre a maneira de regular abertura do diafragma e velocidade do obturador. Seu post foi incrivelmente didático, e já tirei algumas fotos bem bacaninhas. Thanks for sharing!

    ResponderExcluir