quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Como otimizar o desempenho de um computador

A partir do momento em que o sistema operacional inicia, nossos computadores transformam-se em um local de trabalho intenso. Dados, configurações e outros arquivos são armazenados no HD. Programas são instalados ou desinstalados e páginas da internet da web são visitadas, deixando para trás cookies de navegação. Muitos desses dados são de certa forma desnecessários. Se não houver uma limpeza, o computador começa a perder desempenho.



Pensando nisso alguns desenvolvedores criam softwares que removem arquivos desnecessários do HD e corrigem erros (algo bem comum no Windows!).

O problema é que muitos desses softwares não são confiáveis. Eu por exemplo já tive que formatar meu computador por ter uma entrada válida do registro do Windows apagada por um desses programas.

Mas é fato que existe a real necessidade de uma limpeza para melhorar o desempenho de um sistema Windows. Portanto, aqui em meu PC, eu utilizo o CCleaner. O considero bastante eficiente. Com ele é possível limpar cookies de navegação, arquivos de log e outros dados. Possui também um desinstalador de programas (tipo aquele do Painel de Controle do Windows). E além disso, o CCleaner faz uma verificação no registro do Windows a procura de erros. É recomendável fazer um backup do registro antes (o próprio programa oferece isso automaticamente ao fazer a verificação). Em caso de problemas basta restaurar o registro.

Este procedimento não exige grandes conhecimentos em informática, e o melhor: está ao acesso de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário