quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Virtualização

Sejam bem vindos ao meu blog! Tenho o prazer de anunciar que o Dicas Online está no ar! A partir de hoje o blog trará dicas, informações e tutoriais sobre os mais diversos assuntos ligados à informática. Conto com a ajuda de todos em dar sugestões para que possamos sempre melhorar!
Como primeiro post do blog, escreverei sobre um assunto muito interessante para mim - virtualização. Trata-se de um conceito bem conhecido por profissionais de TI (Tecnologia da Informação), mas que agora está mais próximo do usuário comum. Mas do que se trata? Bem, muitas pessoas possuem em seu computador mais de um sistema operacional, seja para trabalho, estudo ou até mesmo diversão. Funciona assim: no processo de boot (momento em que o computador é iniciado) solicita-se ao usuário que escolha o SO (sistema operacional) a ser utilizado. Esse processo é chamado de Dual Boot. Note que somente um SO pode ser utilizado de cada vez. Mas o conceito de virtualização vai além disso. Já imaginou poder executar mais de um SO ao mesmo tempo, no mesmo computador? Isto é virtualização! Trata-se de um software que emula ou imita ser um computador independente. Você pode rodar um SO como o Linux em uma janela junto com o Windows XP, por exemplo. Esse sistema agirá de forma independente, possuindo, inclusive um HD virtual. A máquina virtual poderá até mesmo se comunicar com a rede local e a Internet. Claro que existem algumas limitações. Executar uma máquina virtual exige uma quantidade razoável de memória RAM. O desempenho do SO, também, não será o mesmo pois trata-se de uma emulação ou imitação. E alguns recursos de hardware não estarão disponíveis. Mas a praticidade que isso nos traz é incrível! Você pode instalar vários SO's para estudo, por exemplo, sem ter que particionar seu HD novamente e correr os riscos de perder todos os seus dados por um erro de instalação. Ou pode ainda usar uma máquina virtual só para navegar por sites não confiáveis. As possibilidades são inúmeras! Vou deixar como dica três softwares que servem a esse propósito.

Para plataformas Windows temos o Virtual PC, produzido pela própria Microsoft e gratuito (uso e recomendo).

http://www.microsoft.com/windows/products/winfamily/virtualpc/default.mspx

Temos também o VMware que possui versões tanto para Windows como para Linux (eu particularmente ainda não o testei). O inconveniente do VMware é que ele não é gratuito. Caso opte pelo download, você receberá por e-mail um serial que lhe dará direito a 30 dias de utilização do programa.

http://www.vmware.com/download/

E finalmente o VirtualBox que é gratuito (utilizo em meu Linux Ubuntu e gosto muito pela facilidade de uso).

http://www.virtualbox.org/wiki/Downloads

Fica aí a dica!

Veja também:

Aprenda a programar em Java.


O Livro Proibido do Curso de Hacker.

2 comentários:

  1. iai cara...
    blz ?
    vc poderia fazer uma video aula, ensinando a criar um site no blogspot ????
    eu ja tenho uma conta, + nao sei colocar um site no blogspot...
    vc poderia nos ajudar ?
    tem muita gente querendo fazer um site.
    vlw

    ResponderExcluir
  2. Olá e obrigado pela visita! Não tem mistério!. Primeiramente você se loga e segue os passos que o Blogspot te pedir. É só ir lendo e fazendo o que lhe for solicitado. Depois que você tiver criado seu blog deixe um comentário aqui que te dou algumas dicas de como otimizá-lo!

    ResponderExcluir