sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Usando Linux para recuperar arquivos perdidos

Eis que num belo dia você, tranqüilamente, liga seu computador para navegar na internet ou terminar aquele trabalho super importante da faculdade e percebe que o Windows não iniciou. Apreensivo, você reinicia a máquina e percebe que o problema continua. O que fazer nesse caso? Sair gritando como um louco pelo meio da rua? Só se você não tiver o Linux! Mas como assim? Antes de contar como isso funciona, quero dizer-lhes que essa história é baseada em fatos reais! Aconteceu com um amigo, dono do blog www.linux-basico.blogspot.com. Graças ao Linux ele conseguiu fazer um backup de seus arquivos mais importantes antes de reinstalar o Windows.

Para alguém que só utiliza Windows que estivesse diante de uma situação dessas, a única coisa a fazer seria lamentar suas perdas. Ou se tivesse algum conhecimento de informática, poderia iniciar o Windows pelo prompt de comando e tentar um SCANDISK ou CHKDSK. Porém na maioria dos casos isso não resolve. Já para alguém que utiliza Linux e Windows em um mesmo computador o problema poderia ser facilmente resolvido. Isso se dá porque no Linux podemos enxergar os arquivos que estão na partição do Windows (nossos documentos, músicas, enfim, tudo mesmo). Caso fôssemos vítimas de um problema de inicialização do Windows, poderíamos iniciar o computador pelo Linux e, por meio dele, recuperar nossos arquivos importantes na partição Windows, copiando-os para um CD ou pendrive, por exemplo. Depois disso faríamos a formatação do computador sem qualquer prejuízo. Mas e se não tiver Linux no computador? Antes de sair gritando pela rua como um doido, você pode tentar usar um Live CD! Live CD?! O que é isso? O Live CD permite rodar o Linux direto do CD, ou seja, não é necessário ter um sistema Linux instalado no computador. Para utilizá-lo basta entrar no Setup e alterar o boot para o CD. Muitas distribuições Linux possuem um Live CD. O método descrito aqui foi testado com o Ubuntu 7.10. Para visitar a página oficial do Ubuntu siga o link.

http://www.ubuntu-pt.org/Web/

A versão 7.10 do Ubuntu já está disponível para download. Seu tamanho é de quase 700 MB. Mas se você não tem uma conexão rápida com a internet é possível receber o CD pelos Correios. "Mas isso deve ser muito caro!", talvez pense. Na verdade, é de graça! Sim, essa é a filosofia Ubuntu! Tanto o download quanto a petição do CD podem ser feitos clicando no link abaixo.

http://www.ubuntu.com/getubuntu/download

Três motivos para utilizar Linux:
  • Segurança.
Praticamente imune a vírus e outras pragas da internet.
  • É gratuito.
Isso possibilita que uma empresa, por exemplo, possa utilizá-lo em várias máquinas sem ter que pagar nada. Muitas empresas ainda utilizam software pirata ignorando a possibilidade de ter sérios problemas com a fiscalização.
  • Participar de uma comunidade.
A comunidade Linux é muito unida. A filosofia Linux é que toda a informação deve ser compartilhada.

Uma curiosidade:
"Ubuntu" é uma antiga palavra africana, cujo significado é "humanidade para todos". Ubuntu também quer dizer "E sou o que sou devido ao que todos nós somos".

Bem, não quero com isso te "converter" para o mundo Linux. Encare apenas como um incentivo! Eu pelo menos não me arrependo de forma alguma por ter feito essa escolha.

7 comentários:

  1. Caro amigo, estou exatamente no caso que vc descobriu, estou rodando o ubuntu pelo cd, mas nao sei como visualizar os arquivos do windows
    Tem ateh o programa pra gravar o dvd, a internet funcionou automaticamente, mas nao consigo pegar os arquivos do windows pra gravar no dvd...
    Vc sabe como se faz???
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Olá Amadeu e obrigado pela visita!
    Uma vez que você tenha iniciado o Ubuntu pelo CD, irá aparecer no Desktop um ícone escrito HDA1 ou algo parecido. Dê um duplo clique que você já estará dentro da partição Windows. Agora é só navegar. Por exemplo, se os arquivos estão em meus documentos siga o caminho: HDA1\Documents and Settings\nome do usuário\Meus Documentos e escolha os arquivos.

    Se não conseguir gravar em DVD, recomendo que use um pen drive ou conecte um HD extra para fazer uma cópia direta.

    Se tiver outras dúvidas sinta-se a vontade para postá-las aqui!

    []'s

    ResponderExcluir
  3. o hd está dividido em 2 partes só a 2ª consigo ver os arquivos que estão com 12GB mas a 1ª partição q está com 92GB diz o seguinte erro: NÃO FOI POSSIVEL MONTAR O VOLUME - e é justamente nesta partição q estão os arquivos mais importantes da minha cliente.

    ResponderExcluir
  4. Olá Ely!
    Me diga qual versão do Linux você está utilizando para tentar recuperar os arquivos?

    ResponderExcluir
  5. Olha Pacheco, eu tô com o mesmo problema da Ely aí.

    Eu uso o Ubuntu 8.04.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Você pode utilizar um programa para o Linux chamado ntfsprogs que possui uma série de ferramentas para tentar recuperar e montar a partição. Caso não consiga tente o seguinde procedimento: entre no terminal do Ubuntu e siga as instruções desse tópico http://centosbr.org/site/howtos/howto.php?id=68

    ResponderExcluir