segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

AVG x AVAST!

Hoje falarei um pouco sobre anti-vírus - algo indispensável para quem navega pela internet. É bem provável que você mesmo já tenha se perguntado: "qual anti-vírus devo usar?". Neste post focarei em dois dos mais famosos anti-vírus em suas versões freeware (gratuitas): o AVG e o AVAST!. Embora haja outros mais eficientes, são pagos, e torna-se hoje inviável para a maioria dos brasileiros pagar cerca de R$ 100,00 por uma licença que dura em média 1 ano. Fui usuário do AVG durante muito tempo. Sempre que ouvia uma crítica a seu respeito lá estava eu o defendendo fielmente! Mas isso mudou depois de uma certa experiência que tive. Tenho instalado em meu computador Linux e Windows.
Num belo dia, após um escaneamento de rotina com certo anti-vírus no Linux, detectei vários vírus - todos na partição do Windows. Reiniciei então meu computador e entrei no Windows para escanear o HD com o AVG. Para minha surpresa, o AVG não acusou a presença de sequer uma ameaça! Achei aquilo muito estranho e resolvi fazer um teste com o Avast!. Baixei o progrma em sua versão freeware, fiz a atualização do banco de dados e pedi então que fosse feita uma verificação completa do sistema. O resultado? Foi encontrado um arquivo malicioso! Após algumas pesquisas na internet, verifiquei que esse arquivo era um trojan que rouba senhas de jogos on-line. Após esse episódio nem preciso dizer qual anti-vírus eu passei a utilizar! Meu objetivo não é difamar o AVG. Cada um tem suas preferências no que diz respeito a anti-vírus e não creio que exista um que seja perfeito. Porém o que aconteceu comigo serve de alerta para que sejamos mais cautelosos em nossas escolhas. O AVG é sim um bom anti-vírus além de ser extremamente leve. Não é a toa que muitos o utilizam. Todos são livres para manifestar suas preferências. Mas se você está realmente procurando por mais segurança, recomendo que use o Avast!. Segue abaixo o link para o download.

http://www.avast.com/por/download-avast-home.html

Embora o Avast! Home Edition seja grátis, você deve registrá-lo para receber um código de ativação. Caso contrário o programa rodará por 60 dias em modo de demonstração. O processo é bem simples, basta seguir as instruções do próprio site. Para se registrar acesse o link abaixo.

http://www.asw.cz/eng/home-registration.php?lang=BRA

Uma curiosidade:
Avast é uma gíria antiga relacionada aos piratas que mais tarde foi incorporada à língua inglesa. "Avast!" era um comando usado para parar rapidamente ou desistir. Um equivalente em português seria a interjeição "alto!".

Bem, eu fico por aqui! Futuramente pretendo postar algumas dicas de segurança na Internet. Portanto, continue ligado no Dicas Online!

Um comentário:

  1. Ótima escolha cara, já usei o avg mais nunca gostei dele, sempre uso ou Avast, ou nod32, pra mim são os melhores!!!

    ResponderExcluir